domingo, 12 de junho de 2011

IAU - Dubai, Emirados Árabes Unidos

UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
ARQUITETURA E URBANISMO


BIANCA GUERREIRO
FELIPE IMPROTA
JANICE ABREU
LUIZ FELIPE LIMA
RAFAEL MOTA



DUBAI



Salvador 2011


1. HISTÓRIA MORFOLÓGICA

     Dubai é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com aproximadamente 2.262.000 habitantes. Está localizado ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica na Ásia. O município muitas vezes é chamado de "Cidade de Dubai" para diferenciá-lo do emirado de mesmo nome. Dubai é conhecida mundialmente por ser extremamente moderna, futurista e com enormes arranha-céus e largas avenidas.
     Toda a história da formação da cidade e até mesmo dos Emirados Árabes Unidos é marcada por diversos conflitos tribais, comerciais e fronteiriços.
     A cidade era até a década de 1960 apenas uma pequena aldeia cercada pelas areias do deserto e onde viviam pescadores, mercadores e coletores de pérolas. A região era uma importante área de comércio entre os mundos oriental e ocidental.
     Após a descoberta de petróleo na cidade em 1966, Dubai cedeu concessões para companhias internacionais de petróleo. A descoberta do petróleo levou a um afluxo maciço de trabalhadores estrangeiros, sobretudo indianos e paquistaneses. Como resultado, a população da cidade entre 1968 e 1975 cresceu mais de 300%, segundo algumas estimativas. Junto com os imigrantes veio também o processo de modernização da Dubai. A cidade viveria a partir desse momento um enorme “boom” imobiliário e em poucos anos a construção civil alcançou proporções inimagináveis.
     O porto de Jebel Ali (supostamente o maior porto do mundo construído pelo homem) foi estabelecido em 1979. Jafza (Zona Franca de Jebel Ali) foi construída em torno do porto em 1985 para proporcionar às empresas estrangeiras importação irrestrita de trabalho e capital de exportação.
    Os grandes aumentos no preço do petróleo após a Guerra do Golfo Pérsico incentivou Dubai a continuar a centrar-se no livre comércio e no turismo. O sucesso da Zona Franca de Jebel Ali permitiu que a cidade pudesse replicar seu modelo de desenvolvimento para novas zonas francas, incluindo Dubai Internet City, Dubai Media City e Dubai Maritime City. A construção do Burj Al Arab, o hotel autônomo mais alto do mundo, bem como a criação de novos empreendimentos residenciais, foram usados pelo mercado de Dubai, para fins turísticos. Desde 2002, a cidade tem visto um grande aumento do investimento imobiliário privado na recriação do skyline de Dubai, com projetos como o Palm Islands, The World, o Burj Dubai e o The Dynamic Tower.
     O avanço na ocupação da cidade pode ser comprovada através de imagens e fotografias que mostram uma completa transformação na configuração do território em um curto espaço no tempo.
Figura 1
Figura 2 
As Figuras 1 e 2 mostram uma mesma avenida de Dubai em épocas distintas. A primeira foto retirada em 1990 e a outra em 2001. A urbanização e a verticalização da cidade em 11 anos demonstram as profundas transformações na região.
As transformações na cidade também podem ser observadas nas mudanças do seu mapa. Enquanto a Figura 3 mostra a evolução da ocupação em diferentes épocas, a Figura 4 mostra a sua configuração mais recente e estabelece uma configuração futura para a cidade e seus novos projetos.
Figura 3

 Figura 4
2. TRAMAS E MOBILIDADE

Este é o atual centro comercial de Dubai, bairro de Emaar Boulevard, constituído de hotéis luxuosos, shopping centers e edifícios comerciais de alto padrão.
Nesta trama observamos construções predominantemente comerciais, incluindo o arranha-céu mais alto construído pelo homem até hoje, o Burj Khalifa com a maior fonte luminosa de água do mundo e o maior shopping do mundo. O formato circular é bem sugestivo e tem como centro os principais símbolos do poder financeiro dos EAU e também da sua cultura, com a “Old Town of Dubai”, a cidade velha de Dubai. A mobilidade é também algo obviamente planejado nesta trama, além das largas ruas duplicadas em sentidos únicos que circundam este centro, também se observa outro meio de transporte, o metrô, que muitas das vezes acompanha as ruas aos locais mais movimentos do centro de Dubai.
Esta trama ainda hoje apresenta muitos espaços em vazio, por ali está sendo construído o novo centro de Dubai. As construções no local estão implantadas em lotes que normalmente tem sua área acima de 2.000m² com uma verticalização ilimitada com suas quadras variando de tamanho 12.000m² a 300.000m².


Nesta trama observamos formas suaves, muito verde, lagos e uma organização impecável.
Ao lado direito está a Colina dos Emirados, um bairro horizontal de classe média com lagos artificiais, área de lazer e com área comercial anexa. As casas ocupam 70% dos lotes e cada quadra com uma média de 16 lotes.
Ao lado esquerdo temos a Jumeirah Islands, as ilhas artificiais que também são quadras com uma média de 16 lotes cada. Ainda que ambos locais possuam vários lagos, são bairros horizontais predominantemente residenciais e com sua mobilidade através das das ruas e avenidas que o circundam. 


Na parte de cima desta trama nós temos Dubai Marina, uma zona mista com prédios residenciais em maioria mais próximos ao mar, prédios comerciais, shoppings e a marina de Dubai. Dividindo a Dubai Marina do bairro comercial Jumeirah Lake Towers temos a principal avenida de Dubai, a Sheik Zayed Rd., demonstrando a organização do solo urbano.
A Marina fora criada artificialmente possibilitando uma mobilidade e conexão mais próxima a Sheik Zayed Rd. e ao mar, além das suas pontes, viadutos, ruas internas, avenidas e o metrô que também tem uma das mais modernas e belas estações do mundo. O Jumeirah Lake Towers tem lagos artificiais que não possuem influência na mobilidade do local, somente na estética. Jumeirah Lake Towers e Dubai Marina são bairros com construções predominantemente verticais e sendo estes os bairros mais densos demograficamente.
A ocupação do solo é quase que 80% sendo que no Jumeirah Lake Towers são quarteirões maiores com lotes com tamanhos muito superiores aos existentes na Dubai Marina. 


Aqui observamos dois tipos de tramas em uma só imagem: uma comum ao nosso conhecimento que é a trama do lado esquerdo, formada principalmente por quadras, e outra ao lado direito, com curvas, rotatórias e poucas retas. Ambas tem sua mobilidade através de ruas, avenidas e viadutos. Aqui a verticalização também está presente só que mais nitidamente ao lado direito, onde ainda há espaços vazios a serem verticalizados. 

Nesta trama observamos a expansão da cidade mar adentro, ao invés de expandir-se em terra. 


Esta trama apresenta predominantemente residências horizontais com dois pavimentos sendo os lotes com em média 600m² com as suas construções ocupando em média 25% do solo. Este é um bairro planejado, Jumeirah Village, com casas padronizadas que atendem a classe média da população de Dubai. A mobilidade é restritamente constituída por ruas retas perpendiculares umas as outras e também por ruas curvas que dão uma leveza a aparência da trama sem abdicar da aparência organizacional.



Provavelmente as tramas mais famosas do mundo, podendo serem vistas nitidamente do espaço e sendo uma das maiores façanhas do homem na atualidade, The World e Palm Jumeirah são bairros feitos totalmente de ilhas artificiais em pleno mar.
A Palm Jumeirah é uma enorme ilha em formato de palmeira que tem como principal função abrigar o Atlantis Resort Hotel, um dos hotéis mais luxuosos do mundo, no topo, sendo os restantes na sua maioria prédios residenciais e estabelecimentos comerciais. Existe uma ponte que conecta a Palmeira ao continente, mas também existe o uso de embarcações.
The World tem um formato sugestivo dos continentes do planeta terra sendo a maioria das ilhas residências, algumas hóteis e outras comérciais. Este bairro em alto mar é um dos empreendimentos mais caros do mundo, cada ilha custou em média de 20 a 30 milhões de doláres e abriga as pessoas mais ricas do planeta. A mobilidade entre ilhas e o continente se dá através do mar com barcos, yatchs, jet-skis, todos privativos.


Apesar das largas avenidas e de toda evolução de Dubai, a cidade sofre e muito com o trânsito caótico. O governo tem investido fortemente na infraestrutura rodoviária de Dubai, embora este investimento não tenha acompanhado o aumento do número de veículos. Isso, juntamente com o fenômeno do tráfego induzido, tem levado a crescentes problemas de congestionamento.






Como alternativa às complicações do trânsito na cidade, o sistema de metrô entrou parcialmente em operação em Setembro de 2009 e deverá estar plenamente operacional em 2012. O metrô será constituído por quatro linhas: a Linha Verde do Al Rashidiya para o centro principal da cidade e a Linha Vermelha a partir do aeroporto de Jebel Ali. Ele também tem uma azul e uma linha roxa.





A Agência de Transportes Públicos de Dubai, nos Emirados Árabes (RTA) anunciou que as obras de infraestrutura e de transportes de Dubai irão receber investimento na ordem de 20 bilhões de dólares até 2020.

Os ônibus circulam em faixas exclusivas. Os veículos são luxuosos, espaçosos, com ar e  sistema  de programa eletrônico de freios  para economizar combustível.
Ponto de ônibus em Dubai é fechado com vidros, pois tem ar condicionado no seu interior, com informação sobre transportes no interior da cabine.



O jeito mais popular de se atravessar o Estuário de Dubai é usando o sistema de transporte aquático, constituído de abras, embarcações pequenas com um singelo telhadinho, que vão e voltam pelo braço de mar. Você também pode alugar uma dessas embarcações com piloto por hora, ou para passar um dia inteiro passeando pela água.





3. DENSIDADES E ESCALAS

Dubai possui uma área total de 4.114 km² e densidade de 408,18 hab./km².
É conhecida por abrigar os mais luxuosos e futurísticos prédios, é lá também onde se encontra o maior prédio do mundo, O Burj Khalifa, que ultrapassa 800 metros de altura e possui 160 andares.
É perceptível a total verticalização da cidade.
70% da população da cidade são imigrantes vindos principalmente da Índia e Paquistão.
Na periferia de Dubai estão localizadas as comunidades de imigrantes que em sua maioria trabalham como operários da construção civil na cidade.









4. LUGARES

O Burj Khalifa Bin Zayed anteriormente conhecido como Burj Dubai, é o maior edifício do mundo com 828 metros.
O edifício faz parte de uma área de 2 km² em desenvolvimento, chamada "Downtown Burj Dubai", localizado no "First Interchange", ao lado das duas principais avenidas da cidade, a Sheikh Zayed Road e a Financial Centre Road.
O edifício concentra diversos serviços desde hotéis e estações radiofônicas, suítes presidenciais e escritórios.


O Burj Al Arab é um luxuoso hotel edificado em Dubai, localizado no Golfo Pérsico, foi construído sobre uma ilha artificial de 280 metros fora da praia de Jumeirah, e está conectada com a ilha principal por uma ponte curvada particular.
É uma estrutura ícone, desenvolvida para simbolizar a transformação urbana em Dubai, e para imitar a vela de um barco.
Para sua construção, o edifício tinha como objetivo tornar-se um ícone declarado de Dubai.


O Dubai Mall é o maior shopping center do mundo com 1.200 lojas, hotel, 22 salas de cinemas, uma praça de alimentação com 160 operações fast-food e 120 restaurantes, uma pista de patinação (Dubai Ice Rink) e o terceiro maior aquário do mundo.


Palm Island são ilhas artificiais em formato de palmeiras, um grande ponto atrativo da cidade e tem como objetivo aumentar o turismo no Dubai. Em cada braço desta palmeira foram construídos elegantes hotéis e grandes residências.


The World é um arquipélago artificial em formato do mapa-múndi localizado a 4 km da costa de Dubai e construído com pedras e areia dragada do fundo do mar.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


 Acesso em 30/05/2011.

Acesso em 01/06/2011

Wikipédia. The World Archipelago. http://en.wikipedia.org/wiki/The_World_(archipelago)
Acesso em 05/06/2011




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